sexta-feira, 13 de agosto de 2010

3 despertares

Tião acorda se coçando, sua roupa da noite é a mesma do dia, dorme numa carroça forrada com colchonete num galpão do lado da casa dos tratores e motores, as galinhas e os cachorros e os colegas em volta dele. Acordar ou estar dormindo são estados parecidos pois seu despertar é o voltar para uma prisão da qual não vê saída. Tião não tem perspectivas para o dia de hoje nem para a vida de agora. Se cair e se cortar no trabalho, morre ali, apodrece antes que alguém descubra.

Pâmela acorda caprichosa, faz charme desde o primeiro espreguiçar. Ela tem 34 anos e ama muito, mas não tem o que amar ainda, por isso tantos gestos e coisas, um aguardo que ela cultiva. Ela se arruma cedo pra ir trabalhar, tem 8 lâmpadas em volta do espelho. Se entristece com as feiúras suas que aparecem bem de perto. mas se produz e se anima. Se veste. Toma seu café curtindo sua intimidade, compartilha consigo mesma, ela foi feita para ser casada, e sabe disso, aguarda em paz.
John Tuffo acorda pensativo, de uma noite longa, e se conforta nos lençóis. O que seu dia vai ter de um pouco chato ele compensa já de manhã no travesseiro, no lençol branco, se renova num berço de quem já é crescido. Pensa no que virou de repente um sorriso perene e ri de canto de boca. Manda um bom dia pra longe, antes de abrir o olho. Tuffo está em construção, e as manhãs são horas importantes de planejamento entre o mestre de obras, os peões, os arquitetos, a publicitária. Tuffo acorda disposto para mais um dia do que ele não esperava e que tanto o faz feliz, um par de olhos que virou seu leste, seu rumo.

Nenhum comentário: