sexta-feira, 4 de junho de 2010

AMORES POSSÍVEIS

Sufyan Yane é Nigeriano morador de Xiaobei Lu, china. Migrou da África numa mistura de animação com os euros juntáveis e desespero pela pobreza que o rodeava e perpassava. Casou-se com uma chinesa chama Hanna e tem um menino pequeno, Arafat. Algumas pessoas acham-na estranha por ter casado com um africano, chocolate, como dizem lá. Eles aprendem devagar a conviver um com o outro, estranham umas diferenças, uns modos de ser de outro lugar. Se esforçam no comércio de quinquilharias, querem ganhar dinheiro, ter uma casa boa num bom bairro, conseguir renovar sempre o visto de trabalho de Sufyan. A china tem endurecido com a imigração, fato novo. Hanna teme a nigéria, fica insegura de ir com o filho.

Cida mora na terra indígena taiuborá, nome do povo que a habita. Ela é de outro grupo, dos paroiá. De seu grupo sobrou um casal de primos seus, já velhos, com seus dois filhos. Ela fugira de lá quando sua aldeia foi invadida e massacrada por guaxebas dos fazendeiros. Ficou na mata sozinha por dias, não sabe dizer quantos, até buscar refúgio na casa de beiradeiros na margem do Rio Bola, que a acolheram. Ficou meio de empregada doméstica um tempo entre eles. Um dia a Funai foi avisada, ela passou a morar entre os taiuborá, se casou. Seu marido morreu, ela casou com o irmão dele. Eles vivem juntos hoje, ele é ciumento. Eles parecem ranzinzas, mas dormem abraçados na rede sempre. Elas faz massagem quando ele carrega muito peso.

Moisés é engenheiro florestal. Sempre quis trabalhar no norte do Brasil, ele que é mineiro. Sempre se encantou por florestas, achava que elas eram valiosas, queria trabalhar nelas, com elas, com o povo delas. Conseguiu um trabalho um dia e ficou feliz, foi conhecer pessoas novas, indios, ribeirinhos, se deu bem entre eles. Se esforçava para que seu trabalho ajudasse o meio onde estava. Tirou uma folga um dia e foi visitar o irmão em São Paulo. Falava pouco com o irmão, flutuaram distintos. Foi numa boate, achou o preço absurdo, mas estava com o irmão, ele quis.Conheceu Flora, e o olhar de flora derreteu os pés dele. Suou frio. Flora trabalhava na PriceWaterHouseCoopers. Menina sofisticada e segura de si. Bem plantada no mundo. Flora se despediu dele e eles sem falam as vezes, sonham de longe, sem saber bem por quê, ou como.

Nenhum comentário: