quarta-feira, 25 de abril de 2012


Cheguei no aeroporto e passei um perrengue, uma longa revista por guardas turcos que não falavam inglês. Pensei em expresso da meia noite, o filme.. Peguei um taxi gente fina que me explicava coisas que eu nao entendia nada. As pessoas em geral falam mal ingles aqui. Nao que o sotaque seja dificil, as pessoas que nao sabem mesmo. Primeiro dia tava ainda num ritmo veloz. Fui no blue mosque, du caralho. O sultao ahmet ergueu essa mesquita para fazer frente a aya sofia, em frente, que foi erguida a principio como igreja crista pelo imperador constantino. Constantino virou cristao por influencia de sua mae, assim como eu. Varias aves voam sobre a mesquita de noite. 
Fui no museu da ciencia e tecnologia islamica e achei absurdos os mapas que os caras faziam so com astrolabio. Tinha um globo com o mapa do mundo conhecido ate entao de 1453. Mas como nessa epoca os caras projetaram num globo? Sabiam que era redondo? Tinha um mapa da costa do brasil do seculo XVI, que projetado em cima do mapa atual tem uma precisao incrivel. Depois fui andar pelos jardins de tulipas, vendo as familias arabes fazendo seus lazeres. Varios turistas de outros paises arabes.
E mulheres de burca, que sao um capitulo a parte. Tem umas burcas que mostram uma parte do rosto e umas que sao TOTALMENTE fechadas. Um mundo black que elas nao vivem. Vi um marido conduzindo a mulher com essa burca como uma cega. Vi outras duas tomando um refri num bar, so com os olhos de fora, levantavam a burca para beber e rapido escondiam seus labios proibidos. Nao julgo, mas dificil aceitar esse lance... Vi uma outra de burca e em baixo aparecendo sua fina canela calcando um tenis nike. Nao sei se as religioes mais extremas vao sobreviver ao intercambio cultural.
Alias isso eu tenho pensado. Que em muitos aspectos o mundo esta ficando mais igual, as pessoas, as culturas. Polemico dizer isso como antropologo, o pessimismo sentimental que o sahlins diz subestimar o poder local de reinterpretar e ressimbolizar a sua maneira a experiencia mais global. Mas quer queira quer nao cada vez mais o mundo partilha dos mesmos simbolos. POr um lado os simbolos globais vao se amazonizando, se enturquecendo, se arabizando, mas numa escala de seducao desigual frente a oferta ocidental de acesso livre. E pra voces, e pra todos, cabem todos, embora seja mais facil traduzir de um jeito particular que eu vou te mostrar. Viajei e estudei pouco pra me aventurar nessas questoes.

Bom, mas fui cortar o cabelo. Findo o corte o cara pegou um isqueiro e me depilou a orelha com fogo. Foi incrivel, mas me queimou um pouco. Queria impor ao meu nariz o mesmo destino, mas o impedi. Grande e vermelho seria demais. Depois envolveu seus dedos em grandes algodoes tornando-os cotonetes e me adentrou os pensamentos da orelha em limpeza profunda. estranhei a intimidade, confesso.

ja vai extenso, os outros dias ficam pra amanha.

  

Nenhum comentário: